O residencial Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite, e o estacionamento do Estádio Flamarion Vasconcelos (popular Canarinho), localizado no bairro Canarinho, ambos em Boa Vista, foram contemplados com quatro indicações de autoria da deputada estadual Catarina Guerra (Solidariedade).

As quatro indicações foram lidas durante a sessão remota realizada na tarde desta terça-feira, 1º, da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima). Para o Vila Jardim, a parlamentar solicita do chefe do Executivo o oferecimento da modalidade EJA (educação de jovens e adultos), em escola nas imediações do residencial (Indicação nº 775/2020), a implantação de projetos sociais (nº 776/2020) e implantação de um posto policial (nº 777/2020).

“Muitos moradores do residencial não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica e, para mudar esta realidade, precisam estudar na modalidade de ensino de jovens e adultos. Acontece que as escolas localizadas próximas ao Vila Jardim não ofertam a EJA, embora haja um número elevado de pessoas que se encaixam nesta modalidade de ensino morando no residencial”, justifica.

Comunidade carente de projetos sociais

No âmbito social, a deputada Catarina Guerra identificou a necessidade de contribuir para o desenvolvimento educativo, esportivo e econômico dos jovens e adultos moradores do Vila Jardim que, juntos, somam cerca de 18 mil pessoas. Conforme a parlamentar, as famílias ali residentes não possuem opções para o divertimento e interação, o que acaba propiciando o envolvimento dessas pessoas com coisas e condutas ilícitas, devido a localidade possuir um alto índice de marginalidade.

“O oferecimento dos serviços de educação, esporte, lazer, emprego e renda, cursos de capacitação e assistência social, ajudariam a envolver a comunidade, tirando-a do foco da criminalidade. Além disso, cursos de empreendedorismo e profissionalizantes acabam influenciando diretamente no aumento de renda dos moradores ou, até mesmo, criar renda para aqueles que se encontram desempregados”, defende.

Implantação de posto policial

A deputada Catarina Guerra também solicita ao chefe do Executivo a implantação de um posto da PMRR (Polícia Militar de Roraima) nas proximidades do residencial Vila Jardim, localizado em uma região que apresenta altos índices de criminalidade.

“A região do residencial Vila Jardim e proximidades tem índices altíssimos de assaltos, furtos, mortes, vendas e uso de drogas. Os síndicos e moradores do residencial não têm tranquilidade, porque se veem diariamente cara a cara com a criminalidade. Indivíduos vendem e utilizam drogas ao ar livre, casas que são arrobadas, pessoas são roubadas inúmeras vezes e, em alguns casos, até mortas”, aponta Catarina, ao justificar a necessidade da presença mais efetiva da polícia no local.

Estádio Canarinho

Outra indicação de Catarina lida na sessão desta terça-feira, 1º, da ALE-RR, apresenta ao chefe do Executivo a necessidade de ampliação da cobertura da praça de alimentação localizada no estacionamento do Estádio Canarinho. O objetivo é cessar os transtornos causados em dias chuvosos, pelo fato de os quiosques não serem interligados com a cobertura em que os clientes se acomodam.

“A praça de alimentação do Estádio Canarinho é o local de trabalho de vários pequenos empreendedores. Estive no local em dias chuvosos e identifiquei de perto as dificuldades e transtornos que as empresas de alimentação que ali trabalham enfrentam para atenderem seus clientes. Por este motivo, se faz necessária a interferência na infraestrutura de forma imediata”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *