25082

Catarina Guerra também apresentou indicações solicitando recuperação de vicinais em Baliza e Caracaraí, além da construção de uma escola indígena em Uiramutã

A deputada estadual Catarina Guerra (SD) está atenta ao funcionamento das unidades hospitalares do Estado e tem direcionado solicitações ao chefe do Executivo sempre que aparece uma demanda vinda de pacientes ou servidores públicos que atuam na área da saúde.

Na sessão desta terça-feira, 24, da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), foram lidas seis indicações de autoria de Catarina, das quais, duas apontam a falta de medicamentos na CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) e na CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota).

Para a CGAF, Catarina solicita a reposição do medicamento Insulina Lanthus (Indicação n° 1071/2021) e para a CMECM a reposição de antirretrovirais, fundamentais no tratamento de AIDS (Indicação n° 1072/2021). Ainda para a CMECM, a parlamentar pede a recuperação da pavimentação asfáltica da área interna da unidade (Indicação n° 1073/2021).

Conforme Catarina, a falta da Insulina Lanthus (indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças) pode aumentar bastante a glicose e consequentemente levar o paciente a um quadro grave ou à morte.

“Se o diabetes fica descompensado por longo prazo, os pacientes não conseguem ter controle da glicose e têm complicações na visão, nervos e rins, principalmente. Levando em consideração o momento caótico que estamos vivenciando em razão da pandemia de covid-19, é imprescindível que não haja qualquer falta de medicamento na rede pública”, enfatiza.

A falta de antirretrovirais na CMECM é outra situação que preocupa a parlamentar. “Hospital Coronel Mota está sem o medicamento para realizar a distribuição ao público que necessita. Isso coloca a vida de muitos roraimenses que sofrem com essa doença em risco de vida”, justifica.

Demandas do interior

Os municípios de São João da Baliza, Caracaraí e Uiramutã também foram contemplados com indicações assinadas pela deputada Catarina Guerra. Para Baliza, a parlamentar pede a recuperação da estrada vicinal 29 (Indicação n° 1074/2021). Já na Indicação n° 1090/2021, Catarina solicita a recuperação da vicinal 22, localizada na vila Novo Paraíso, no município de Caracaraí.

Para o município do Uiramutã, a parlamentar solicita ao chefe do Executivo a construção de um prédio para a Escola Estadual Indígena São Mateus (Indicação n° 1091/2021). De acordo com a parlamentar, a Escola está sem prédio e as aulas são ministradas em um imóvel de madeira e palha.

“As aulas estão sendo ministradas em um ‘malocão’, ou ‘tapiri’, local totalmente inapropriado para abrigar 122 alunos do estado e 14 alunos da prefeitura, que dividem o mesmo espaço. Mesmo nessas condições, a escola municipal funciona pela manhã, juntamente com as series iniciais do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e as demais séries do ensino fundamental pela parte da tarde, ficando o ensino médio à noite”, detalha, ao justificar a urgência da construção do prédio da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *