Catarina Guerra aborda o assunto no 3º Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, nesta quinta-feira, 29, em Florianópolis.

Foto: Diego Dantas / Ascom Catarina Guerra

Como fruto da apresentação que a deputada estadual Catarina Guerra (SD) fez, durante encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), no dia 13 junho deste ano, em Manaus (AM), a cartilha de prevenção ao suicídio “Vamos Conversar?” está sendo distribuída em diversos Estados brasileiros.

Em formato de gibi e linguagem leve e didática, a mensagem da cartilha “Vamos Conversar?” chamou a atenção de diversos parlamentares presentes ao encontro e até agora, o material já chegou a Estados como Santa Catarina e Minas Gerais, além do Distrito Federal. “A nossa ideia é levar essa mensagem a todos, a fim de que possamos diminuir os índices de suicídio não só em Roraima, mas em todo o Brasil”, disse Catarina Guerra.

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (DF) e o deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (MG), estão em fase de impressão do material para, em seguida, realizar a divulgação e distribuição. Já o deputado estadual Kennedy Nunes (SC), já está distribuindo a cartilha, levando às escolas e comunidade em geral a mensagem de que as pessoas com depressão precisam de maior atenção não apenas do poder público, mas da sociedade e, principalmente, dos familiares e amigos.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa da ALE-RR, a deputada Catarina Guerra foi convidada para participar do 3º Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, nesta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante o evento, Catarina participa da mesa do Grupo de Trabalho Suicídio e Automutilação, responsável por debater o tema “Como abordar e quais os meios de combate ao suicídio e automutilação”.

De Roraima para todo o Brasil

 

Na oportunidade, Catarina Guerra entregou um exemplar da cartilha produzida por mãos roraimenses para a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante o evento em Santa Catarina.

“A ministra recebeu a nossa cartilha com muita alegria e surpresa de ver que já estamos correndo com esse trabalho desde o início do ano, buscando alternativas para tirar Roraima do ranking de suicídios no Brasil. A iniciativa está sendo espelhada também em outros estados brasileiros. É trabalho de Roraima!” comemorou Catarina Guerra, que disse que durante a conversa com a ministra, Damares anunciou que em breve passará 3 dias em Roraima.

Luta de todos

Em aparte ao pronunciamento do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALE-RR, deputado Evangelista Siqueira (PT), durante a sessão desta terça-feira, 27, Catarina Guerra reforçou que a cartilha não é dela, mas sim da Assembleia Legislativa, elaborada com base em orientações de especialistas, como o psicólogo Wagner Costa, educadores e jovens que vivenciaram essa problemática, seja na família, ou entre amigos.

Catarina Guerra também aproveitou para agradecer ao presidente da ALE-RR, deputado Jalser Renier (SD), que gentilmente atendeu ao seu pedido e disponibilizou mais exemplares para que essa mensagem pudesse ser levada adiante, cada vez mais longe.

“Essa cartilha está ganhando destaque não apenas aqui em Roraima, mas está sendo vista como um trabalho exemplar em outros Estados. Recentemente, a cartilha já foi solicita por outros dois Estados e o Distrito Federal, para ser confeccionada e reproduzida lá, justamente por conta do problema vivenciado em todo o País”, afirmou.

Catarina lembrou, ainda, que o presidente Jalser Renier já havia confirmado que o Poder Legislativo vai incorporar a campanha Setembro Amarelo, para dar exemplo às demais instituições, que este ano tem como tema “Você importa, você tem valor, você não está só”.

“A iluminação externa da Casa será predominantemente amarela, assim como a padronização dos elevadores e dos banheiros, entre outras pequenas mensagens que possam fazer a diferença, demonstrando que a Assembleia Legislativa se preocupa com a vida e tem feito seu trabalho para propor essa valorização”, afirmou.

Faça o Download da Cartilha de Prevenção ao Suicídio “Vamos Conversar”

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *