user 1381699622
A Emenda à Constituição nº 68/2019, que garante esse direito é de autoria da deputada Catarina Guerra /Foto: Diego Dantas

Desde 2019, todas as mães servidoras públicas do Estado de Roraima que ainda amamentam têm direito a um momento para alimentar seus filhos de até um ano de idade. O direito é garantido pela EC (Emenda à Constituição) nº 68/2019, de autoria da deputada Catarina Guerra (UNIÃO).

A EC diz que as servidoras públicas terão direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de 30 minutos cada, ou à redução de uma hora corrida a seu critério, sem desconto no salário. As servidoras que trabalham em regime de plantão acima de oito horas têm direito a quatro descansos especiais de 30 minutos cada, ou redução de duas horas.

Neste Agosto Dourado, mês de conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno, Catarina reforça que essa é uma causa que mexe com todas as mulheres, principalmente as mães. “Desde o primeiro dia do meu mandato parlamentar, busquei defender os direitos das mães servidoras públicas do nosso Estado e no estímulo à doação do leite materno”, afirma. 

De acordo com a deputada, como filha, mulher, mãe e parlamentar, ela tem a obrigação de defender todas as mulheres. “Faço isso com muita alegria, pois sei da importância do aleitamento materno e sei que os primeiros anos de vida de uma criança são primordiais para o desenvolvimento de uma vida saudável e, para as crianças prematuras, ainda mais. O ato de doar leite materno significa salvar a vida delas”, enfatiza.

Catarina Guerra ressalta que o aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê, porque fortalece o aparelho digestivo para receber outros tipos de alimento, estreita laços entre mãe e filho, protege a criança de infecções gastrointestinais, combate a desnutrição, sacia a sede e reduz a mortalidade, dentre muitos outros benefícios.

DA REDAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *