As providências solicitadas ao Executivo visam garantir um ambiente adequado para a saúde e segurança dos pacientes, tanto do Hospital Geral como da única maternidade pública existente no Estado.

Foto: Diego Dantas / Ascom Catarina Guerra

Descarte adequado de lixo hospitalar

Relatos e imagens compartilhadas nas mídias sociais e na imprensa dão conta de que o descarte de materiais hospitalares do Hospital Geral de Roraima (HGR) está sendo realizado de maneira inadequada, em caixas de papelão comum.

Preocupada com as consequências que esse tipo de material pode ocasionar sem a devida destinação, a deputada estadual Catarina Guerra (SD) solicitou ao Executivo, por meio de indicação, a adoção das providências necessárias para o descarte correto do lixo hospitalar do HGR.

“O contato acidental de pessoas com o material infectado poderá ocasionar transmissão de doenças, justamente num lugar onde as pessoas vão para cuidar da saúde”, justifica a parlamentar.

Ambiente limpo

Outra indicação protocolada pela deputada Catarina Guerra pede ao Executivo urgência na limpeza das dependências do HGR, diante de várias denúncias na imprensa local sobre a situação de precariedade em que se encontra aquela unidade hospitalar.

Segundo a parlamentar, relatos de pacientes e familiares apontam acúmulo de lixo e mau cheiro, além de péssimas condições de higiene que se estendem da recepção às demais dependências da unidade.

“Temos informações de pacientes e acompanhantes de que a situação mais preocupante encontra-se nos corredores do bloco B, onde algumas vezes são encontradas fezes transbordando pelos ralos que não possuem tampas. Recentemente, a imprensa também noticiou que uma cobra venenosa havia sido encontrada no centro cirúrgico. Por isso, pedimos urgência na limpeza do HGR, haja vista não restarem dúvidas que o estado anti-higiênico do local gera um cenário de grande risco à saúde de todos que frequentam aquela unidade.

Leitos na Maternidade

A terceira indicação protocolada pela deputada Catarina Guerra no início desta semana solicita a regularização de leitos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

De acordo com a parlamentar, a imprensa tem noticiado com frequência sobre as graves dificuldades enfrentadas pelas pacientes que procuram aquela unidade, principalmente no momento do preparo de parto.

“Segundo as informações recebidas pelo nosso gabinete, ao chegarem à Maternidade as pacientes se deparam com superlotação e insuficiência de leitos para atender à demanda. Sabemos que parte dessa grande demanda é resultado da alta imigração venezuelana que o Estado vem enfrentando. Contudo, é preciso uma atitude do Estado para sanar essa situação”, afirma.