11 11Catarina Guerra: “Inicialmente, serão ofertados os cursos de Secretariado e Auxiliar de Serviços Gerais e as inscrições já começam na próxima semana”

A Escolegis (Escola do Legislativo) iniciou o processo de expansão para alcançar os moradores do interior de Roraima. Trata-se do projeto Escolegis Itinerante. Os dois primeiros municípios a receber os cursos presenciais da instituição, são Normandia e Amajari.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 10, pela presidente da Escolegis, deputada estadual Catarina Guerra (Solidariedade), durante entrevista à TV Assembleia. Conforme Catarina, inicialmente serão ofertados nesses dois municípios os cursos de Secretariado e Auxiliar de Serviços Gerais, conforme solicitação da comunidade. As inscrições serão feitas na próxima semana.

O município de Normandia foi contemplado com 90 vagas para o curso de Auxiliar de Serviços Gerais (50 para a sede e 40 para a Comunidade do Guariba). O curso será realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro.

O mesmo número de vagas foi destinado ao município de Amajari, para o curso de Secretariado (50 vagas para os moradores da comunidade Três Corações/Km 100 e 40 vagas para a Comunidade do Araçá. Nessas duas localidades, o curso será ministrado nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

“Não se trata da instalação de unidades da Escolegis nesses municípios. Nós firmamos parcerias com as Câmaras Municipais e a Secretaria Estadual de Educação. Ou seja, nós vamos utilizar o plenário das Câmaras Municipais ou salas de aula da escola estadual da localidade para ministrar os cursos, com todo o conforto possível, material didático de primeira e gratuito, pessoal de apoio e professores qualificados, para que os nossos alunos possam se qualificar, se preparar melhor para o mercado de trabalho”, afirmou Catarina.

Para se inscrever em um desses dois cursos, os moradores de Normandia e Amajari devem ficar atentos às redes sociais da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima). Para encontrar o perfil da ALE-RR nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter ou Youtube), basta procurar por @assembleiarr.

Demanda partiu da própria comunidade

A deputada Catarina Guerra explicou que o projeto Escolegis Itinerante surgiu da necessidade de atender às demandas por cursos solicitados pelos moradores dos municípios do interior de Roraima, que não têm condições de se deslocar até a capital para assistir às aulas presenciais, nem suporte de internet necessário para acompanhar as aulas online por meio da plataforma EAD (Ensino a Distância).

Além de Normandia e Amajari, a ideia é atender às demandas de todos os municípios de Roraima com o projeto Escolegis Itinerante. “Você que mora no interior e sente essa necessidade de fazer um curso, de se qualificar, entre em contato conosco, ou com a Escolegis, diga qual é a área de nós vamos trabalhar para atender à sua demanda. É a Escolegis, de forma itinerante, chegando até aonde a população nos solicita”, disse.

Catarina enfatizou, ainda, que a atual gestão da Mesa Diretora da ALE-RR, presidida pelo deputado Soldado Sampaio (PCdoB), tem como prioridade uma maior proximidade com a comunidade. “Essa gestão busca ter uma maior interação e uma relação mais próxima com a população. É fazer com que a Assembleia Seja realmente a Casa do Povo”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *