Mande whats

(95) 99112-7188

cartilha financeiraFoto: Daniel Lopes Catarina Guerra: "O adulto que obteve essas informações mais cedo tem sua vida financeira mais saudável"Em pronunciamento na tribuna da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) durante a sessão desta quarta-feira, 26, a deputada estadual Catarina Guerra (SD) fez o lançamento da cartilha "Educação Financeira - Aprenda a cuidar do dinheiro para conquistar seus sonhos", direcionada a todas as pessoas que desejam aprender a organizar melhor suas finanças.

"A cartilha Educação Financeira é um material feito com muito carinho por um time de profissionais que trabalham com essa área aqui em Roraima. Ela contém informações, dicas e exercícios sobre como cuidar do dinheiro para alcançar seus objetivos", disse a parlamentar.

Elaborada com linguagem didática, a cartilha tem como objetivo incentivar as pessoas a se educarem financeiramente o quanto antes (desde a idade escolar), para que possam alcançar a estabilidade e atravessar os caminhos da vida com mais tranquilidade, tendo noção de assuntos como previdência, poupança, mercado de ações e fundos de investimentos.

O lançamento da cartilha é parte das atividades da Semana Estadual de Educação Financeira (última semana de maio), instituída pela Lei nº 1.428, de 17 de agosto de 2020, também de autoria de Catarina Guerra. Promulgada no dia 2 de setembro de 2020 após publicação na edição nº 3.295 no Diário Oficial da ALE-RR, a lei "Institui o Programa Estadual de Educação Financeira Escolar e dá outras providências".

Catarina mostrou dados, segundo os quais, mais de 11 milhões de famílias brasileiras estão com algum tipo de dívida. “Em Roraima, 79% das nossas famílias possuem algum tipo de dívida, de acordo com pesquisa realizada em abril deste ano pela Fecomércio-RR”, disse.

Dentre essas dívidas, aponta a pesquisa, o cartão de crédito é o campeão, com 53%; seguido pelos carnês das lojas, que ocupam 45%; e financiamento de casa, com 12%. Além disso, 30% da renda de cada família são comprometidos com esses endividamentos, que perduram em torno de sete meses.

"Educação sobre finanças é um assunto que deve ser iniciado em casa, mas também deve ser abordado nas escolas. É comprovado que o adulto que obteve essas informações mais cedo tem sua vida financeira mais saudável. Isso é fato e a gente precisa tratar e falar", enfatizou.

Endividamento é comum em todas as camadas sociais

Ainda conforme Catarina Guerra, o endividamento acontece em todas as áreas, em todas as camadas sociais, em todas as residências e o assunto precisa ser tratado com seriedade, começando dentro de casa e se estendendo ao ambiente escolar.

"Devido à pandemia, tem sido difícil tratar desse assunto entre os estudantes, mas em breve vamos implementar nas escolas. Reforço a importância de instituirmos programas como esse nas escolas estaduais, e por que não também nas municipais, onde em muitas delas já existe um trabalho sendo executado, envolvendo a educação financeira desde muito cedo?", reforçou.

De acordo com Catarina, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) já determina que a Educação Financeira seja uma disciplina exigida no currículo, sendo efetivada desde 2020. "Agora, estamos trabalhando para que o nosso Estado possa implementar e cumprir essa regra", observou.

Cartilha foi elaborada por equipe de peso

Catarina aproveitou a oportunidade para agradecer às pessoas envolvidas na elaboração da cartilha, citando Wilson Pedro Rabelo, subtenente do Corpo de Bombeiros Militar e educador financeiro; Luciano da Silva Oliveira, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação; e a Dra. Ana Paula de Souza Cruz Silva, advogada e investidora.

Coordenada pela própria deputada Catarina Guerra, a cartilha também contou com o trabalho de Ana Paula de Souza Cruz Silva, Luciano da Silva Oliveira e do jornalista Simeão Wanderley na edição e revisão de Ana Paula de Souza Cruz Silva e Simeão Wanderley. A fotografia é assinada por Diego Dantas e o projeto gráfico é de Leandro Hartmann.

Para fazer o download da cartilha basta acessar o link: CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA