Na sessão remota realizada na manhã desta terça-feira, 26, da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) foi lida a indicação nº 715/2020, de autoria da deputada estadual Catarina Guerra (Solidariedade).

Na indicação, Catarina solicita ao chefe do Poder Executivo que adote providências emergenciais para o fornecimento do produto Caldo Verde Bile Brilhante 2% ao HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth).

Conforme a parlamentar, o produto é essencial para o processo de pasteurização do leite que é fornecido aos bebês prematuros que se encontram internados no hospital, que é a única maternidade pública do Estado.

“O leite humano ordenhado destinado à doação deve estar isento de qualquer contaminação que seja prejudicial à saúde e, para tanto, precisa ser submetido a um processo de controle de qualidade e pasteurização, que é feito com o teste simplificado para detecção de coliformes totais, através do meio de cultura, cuja matéria-prima é o Caldo Bile Verde Brilhante 2% p/v como uma das principais bases para sua realização”, explica a parlamentar.

Catarina ressalta que somente após a análise microbiológica, os frascos de leite humano pasteurizado considerados próprios para o consumo são transferidos para o setor de distribuição.

“No entanto, segundo informações obtidas durante visita à maternidade, o estoque do produto Caldo Verde Bile Brilhante 2% está em baixa, possuindo apenas o suficiente para realização do processo de controle por mais três dias.

A direção informou à parlamentar que, ao solicitar o produto do Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), que é responsável por pela distribuição, foi informada da falta do produto para reabastecimento.

“Dada a extrema importância deste produto para a continuidade do fornecimento da alimentação dos bebês que se encontram internados, solicitei ao Executivo urgência na compra do Caldo Verde Bile Brilhante 2% para repor o estoque naquela unidade hospitalar”, justifica.

Também estava na pauta da sessão desta terça-feira o PL (Projeto de Lei) nº 135/2020, de autoria da deputada Catarina Guerra, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de rotas do transporte escolar por parte do Governo de Roraima.

Agora, a matéria passará pelas comissões da Casa para, em seguida, ir a votação em plenário. As sessões presenciais devem retornar já na próxima terça-feira, 1º de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *