Mande whats

(95) 99112-7188

user 1667204143Catarina Guerra também solicitou a aquisição de outro aparelho de raio-X mais moderno para o hospital / Foto: Diego Dantas /O município de São Luiz (localizado no sul do Estado) foi contemplado com duas indicações na área de saúde de autoria da deputada estadual Catarina Guerra (SD). As indicações foram lidas durante a sessão desta terça-feira, 9, da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima).

A parlamentar solicitou ao Executivo que tome providências para o conserto do aparelho de raio-X do Hospital Estadual Francisco Ricardo de Macedo, de São Luiz (Indicação nº 110/2021) e, ao mesmo tempo, que realize a aquisição de um aparelho de raio-X digital novo (Indicação nº 111/2021) para atender às demandas daquela unidade de saúde.

Conforme Catarina, o hospital de São Luiz há aproximadamente seis meses, não oferece serviços de raio-X aos pacientes porque o aparelho existente na unidade está quebrado, precisando de conserto.

"Devido a esta adversidade, os pacientes que necessitam desse exame médico sofrem transtorno e desconforto porque têm que ser deslocados para o município de Caroebe, por ser a unidade de saúde mais próxima com capacidade de realizar o procedimento", explica.

Catarina também apresentou a necessidade de aquisição de outro aparelho de raio-X mais moderno para o hospital, uma vez que os exames digitais oferecem uma imagem muito mais detalhada, com nitidez e contraste, possibilitando ao médico um diagnóstico mais preciso e eficaz.

"O processamento da imagem é muito mais veloz e exige quantidades menores de radiação com o raio-X digital. Seu armazenamento ocorre em nuvens e, assim, são enviados de forma mais prática e ágil aos médicos e pacientes. O método digital, inclusive, dispensa o uso de filme, eliminando a etapa de revelação", argumenta, ao enfatizar que o hospital de São Luiz possui técnicos especializados no manuseio desse tipo de equipamento.

DA REDAÇÃO