Outras duas indicações assinadas por Catarina Guerra solicitam ao Executivo medicamentos e materiais ambulatoriais para o Pronto Atendimento Cosme e Silva e psicólogo para escolas estaduais de Caracaraí.

 Foto: Diego Dantas / Ascom Catarina GuerraA chegada das chuvas trouxe alívio para o calor insuportável que os roraimenses enfrentavam nos últimos meses, mas também representam maiores dificuldades para quem precisa das estradas e vicinais para se deslocar e escoar a produção agrícola, especialmente aquelas que já estavam em situação precária, com pontes destruídas e outras na iminência de desabar.

É o caso, por exemplo, de estradas localizadas nos municípios de Normandia, Caroebe, Iracema, Caracaraí e Alto Alegre, que foram contemplados com cinco indicações protocoladas pela deputada estadual Catarina Guerra (SD) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e lidas na sessão desta terça-feira, 04.

Em Normandia, a deputada solicitou ao Executivo a reconstrução das pontes de madeira localizadas na RR-319, da vicinal 4 (em Caroebe), da vicinal 5 do Projeto de Assentamento Japão (Iracema), da vicinal Cujubim (em Caracaraí), além da ponte de madeira do rio Mucajá, na RR-325 (em Alto Alegre).

“Nossa intenção é evitar o isolamento dos moradores dessas regiões e consequentes dificuldades para escoar a produção agrícola nesse período de chuvas intensas, além de garantir que os nossos alunos consigam chegar às escolas e depois às suas casas com segurança”, justifica Catarina.

Outras indicações

Catarina Guerra também pediu, por meio de indicação, que o Executivo tome medidas emergenciais para resolver o problema de falta de medicamentos e materiais ambulatoriais no Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado no bairro Pintolândia, zona oeste de Boa Vista.

De acordo com a deputada, há cerca de seis meses a farmácia do Pronto Atendimento não está funcionando regularmente, devido à falta de medicamentos e materiais ambulatoriais para realizar o atendimento adequado aos pacientes que procuram aquela unidade de saúde.

Em outra indicação, Catarina Guerra pede a melhoria na qualidade do serviço de abastecimento de água potável no município de Mucajaí, cujo serviço tem sido prestado de forma irregular, há cerca de dois meses. Conforme informações recebidas pela parlamentar, a análise química da água naquele município não ocorre devido à falta do material necessário.

A deputada também solicitou ao Executivo que adote políticas públicas a respeito da prevenção do suicídio entre jovens e adolescentes, por meio de apoio psicológico nas escolas estaduais do município de Caracaraí.

Como justificativa, Catarina afirma que Caracaraí lidera o ranking de suicídios em todo o Estado e que o número de tentativas e idealizações dessa prática é chocante, em que adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 29 anos são as maiores vítimas.

“Com a presença de um profissional capacitado nas escolas, é possível estabelecer um vínculo com os alunos, conhecê-los com profundidade, além poder realizar abordagens de temas como suicídio e de outros potenciais desencadeadores dessa prática como o bullying, depressão, uso de drogas, bebidas alcoólicas e violências sexuais”, argumenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *