Foto: Secom A reunião entre a deputada Catarina Guerra e o governador Antonio Denarium ocorreu no início da tarde desta sexta-feira, 20A deputada estadual Catarina Guerra (SD) se reuniu com o governador Antonio Denarium no início da tarde desta sexta-feira, 20, no Palácio Senador Hélio Campos, para colher informações sobre as ações que o Estado está adotando para proteger a população de Roraima diante da pandemia do coronavírus (Covid-19). Além disso, a parlamentar também aproveitou para contribuir com sugestões que poderão ajudar o Executivo nas ações de combate ao vírus.

Catarina Guerra entregou ao governador um Ofício (nº 004/202) em que expõe sua preocupação com a atual situação em que o mundo se encontra diante da pandemia do Covid-19, inclusive já com sérias consequências no Brasil (que já registrava, no momento do encontro, mais de 500 casos confirmados e sete mortes em menos de uma semana).

No documento, Catarina demonstra sua preocupação com a chegada do pico da doença em Roraima (conforme especialistas, isso deverá ocorrer em meados de abril) e se o Estado terá estrutura hospitalar suficiente, com profissionais capacitados para lidar com os pacientes de forma adequada.

“A situação caótica do sistema de saúde do Estado não é segredo para ninguém (e todos sabem que chegou a essa situação por culpa de más gestões passadas), agravada pela questão migratória. Essa situação em que nos encontramos aqui, apesar das ações implementadas pelo Governo do Estado e Governo Federal, nos traz uma grande incerteza se estaríamos preparados para o momento em que o vírus chegar a Roraima, diante de um sistema de saúde em colapso”, afirma a parlamentar.

Catarina Guerra, segundo o documento, questiona ao Executivo se o sistema de saúde dispõe de equipamentos necessários para atender aos possíveis casos de coronavírus no Estado, como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com respiradores, respiradores em leitos comuns, por exemplo.

Ainda conforme o documento, Catarina Guerra também elenca algumas sugestões que, em seu entendimento, poderão ajudar o Estado nesse momento delicado, entre elas, a disponibilização da maioria dos leitos do novo prédio do HGR (Hospital Geral de Roraima) e do Hospital das Clínicas para atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus.

Catarina também sugeriu a aquisição urgente de respiradores mecânicos para os pacientes e equipamentos de proteção individual para os profissionais da área de saúde, parcerias entre o Governo e o Exército, hospitais e clínicas privadas, mobilização do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) para atuar na conscientização das pessoas.

A parlamentar sugeriu, ainda, a criação de barreiras epidemiológicas com a realização de triagem de passageiros que transitem por vias aérea e terrestre, entre outras.

“Como parlamentar estadual, não estou aqui apenas para apontar erros e lamentar, mas também para ajudar na busca de saídas para o que está por vir”, explica, acrescentando que o governador foi muito receptivo às sugestões e garantiu que o bem-estar da população roraimense, principalmente diante dessa pandemia, é prioridade máxima e que o Estado está envidando todos os esforços para que os efeitos do coronavírus sejam os mínimos possíveis em Roraima.

=> CLIQUE AQUI para acessar a íntegra do documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *