De autoria da deputada Catarina Guerra, a proposta agora segue para sanção (ou veto) do governador.

Foto: Diego Dantas / Ascom Catarina Guerra

Por 18 votos a favor e nenhum contrário, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, na sessão realizada na manhã desta quinta-feira, 26, o Projeto de Lei (PL) nº 071/2019, de autoria da deputada estadual Catarina Guerra (SD).

De acordo com o PL, após a lei sancionada, o Estado de Roraima poderá oferecer treinamentos voltados à identificação e gerenciamento de comportamentos suicidas e de automutilação. A matéria agora segue para ser sancionada (ou vetada) pelo chefe do Executivo.

Conforme a parlamentar, os treinamentos deverão ser direcionados aos profissionais que lidam com essa questão diariamente na redes públicas estaduais de educação e saúde, como médicos, psicólogos, pedagogos, professores e demais servidores interessados.

“O foco é exatamente prevenir, para que casos de suicídios e violências autoprovocadas sejam evitados em maior quantidade. O êxito se dará quando o profissional em qualquer órgão, ao se deparar com pessoas em risco, sejam capazes de identificar a propensa vítima de si mesma”, justifica a parlamentar.

Implementada em abril deste ano pelo Governo Federal, a Política Nacional de Combate ao Suicídio (Lei 13.819/2019) traça objetivos a serem alcançados no combate ao suicídio e à automutilação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *