Catarina Guerra: “A adesão ao programa do Banco Central, ainda no ano passado, mostra que o governador Antonio Denarium está cumprindo à de nossa autoria que institui a Educação Financeira no Estado”
Por meio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), o Governo de Roraima anunciou nesta sexta-feira, 18, que 95 escolas da rede estadual já participam do Programa Aprender Valor, do Banco Central, que tem como objetivo levar informações sobre educação financeira para estudantes da rede pública.
A adesão de Roraima ao programa Aprender Valor ocorreu em 2021. De acordo com a Seed, as escolas que ainda não fazem parte do Programa têm até o dia 25 deste mês para realizar a adesão, por meio do site aprendervalor.bcb.gov.br.
Autora da Lei nº 1.428/2020, que instituiu a Educação Financeira como disciplina nas escolas da rede estadual de ensino de Roraima, a deputada Catarina Guerra comemorou a adesão.
“A adesão ao programa do Banco Central no ano passado e o desempenho das escolas mostram que o Governo está cumprindo a lei de nossa autoria. Por isso, quero agradecer ao governador Antonio Denarium e à secretária de Educação, Leila Perussolo, pela iniciativa. Os nossos alunos são os maiores beneficiados”, enfatiza.
Conforme a Seed, o Programa Aprender Valor é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e em Roraima, atenderá mais de 47 alunos. O programa é uma iniciativa do Banco Central, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Cartilha Educação Financeira
No dia 26 de maio de 2021, durante pronunciamento no Plenário da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), a deputada Catarina Guerra fez o lançamento da cartilha Educação Financeira, um informativo com exercícios e dicas sobre finanças.
“Falar sobre educação financeira é um assunto que deve ser iniciado em casa, mas que também deve ser falado na escola. É comprovado que o adulto que teve essas orientações mais cedo, possui uma vida financeira mais saudável”, disse na ocasião.
Catarina ressaltou, ainda, que a cartilha foi elaborada por profissionais do Estado capacitados na área de finanças e que a cartilha seria disponibilizada em seu site e redes sociais e para download. Para baixar a cartilha basta acessar catarinaguerra.com.br/phocadownload/financeira.pdf.