As indicações solicitam a reforma do ginásio esportivo, manutenção e limpeza do parque aquático, reforma das quatro pontes da vicinal 18 e a reconstrução das pontes de madeira das vicinais 16 e 19.

Foto: Diego Dantas / Ascom Catarina Guerra

A deputada estadual Catarina Guerra (SD) protocolou quatro indicações voltadas ao município de São Luiz, localizado no sul de Roraima. As indicações foram lidas durante a sessão desta terça, 16, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e solicitam do Executivo a reforma do ginásio esportivo, manutenção e limpeza do parque aquático, reforma das quatro pontes da vicinal 18 e a reconstrução das pontes de madeira das vicinais 16 e 19, todas no Município de São Luiz.

As indicações atendem às reivindicações dos moradores do município, levadas até à deputada pelo vereador Djailson Barbosa, o Chapolim da Van (PEN). Os nossos vereadores são o elo entre a Assembleia Legislativa e os moradores do interior, especialmente das vicinais, que precisam de boas condições de trafegabilidade para escoar sua produção agrícola”, diz a deputada.

Parque aquático

De acordo com Catarina Guerra, o parque aquático localizado na sede do município encontra-se em situação de abandono, sem manutenção, com bastante lixo dentro de suas instalações e ao seu redor, além de mato crescido e em crescimento constante.

“O maior problema é quanto aos diversos pontos de água parada no local em latas, pneus, poças e piscina. Esta, sem sombra de dúvidas, tem o maior nível de acúmulo, situação que contribui para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças”, aponta.

A parlamentar afirma que, diante da comprometida situação financeira do Estado, é aceitável a não reabertura dos parques aquáticos no momento, contudo, a falta de manutenção na limpeza desse espaço é injustificável, tendo em vista que coloca em risco a saúde de todos os moradores daquela região.

Pontes precárias

A deputada Catarina Guerra também solicita ao Executivo a reconstrução de duas pontes de madeira na vicinal 16 e uma na 19, além da reforma de outras quatro na 18, todas em São Luiz. Conforme informações de moradores da região, a população tem enfrentado dificuldades de locomoção e escoamento de suas produções devido à falta de pontes nessas vicinais, pois as que ali existiam, desabaram.

Alguns moradores se reuniram e abriram um desvio para garantirem a locomoção na vicinal 16. Já na vicinal 19, os moradores não conseguiram uma solução paliativa que pudesse amenizar a situação.

Os moradores da vicinal 18 de São Luiz também enfrentam dificuldades de locomoção, devido ao estado precário de quatro pontes de madeira. De acordo com os moradores da vicinal 18, essas pontes encontram-se em estado precário e em visível risco de desabamento iminente há muito tempo.

A parlamentar argumenta que, com a proximidade do período chuvoso, a população da região clama por uma solução imediata, antes que ocorra o isolamento daqueles moradores, impossibilitando o escoamento rápido da produção.

“Trata-se de uma região extremamente produtiva e que tem sua economia embasada na agricultura familiar, estando o Município de são Luiz em destaque no tocante à produção de banana, representando o principal polo produtor do Estado de Roraima”, justifica.

Ginásio de esportes

Outra indicação protocolada pela deputada Catarina Guerra solicita do Executivo a reforma do ginásio de esportes do Município de São Luiz. De acordo com ela, o ginásio encontra-se em situação precária, com o prédio em péssimas condições de uso, banheiros e vestiários apresentando soltura de revestimentos, paredes com sinais de infiltração, cobertura metálica desgastada, além de ausência de iluminação.

“Tudo isso contribui para um cenário de riscos e insegurança à população daquele município. Nesse ginásio são promovidos trabalhos sociais importantíssimos, além de servir como suporte para o prática de atividades esportivas escolares. O acesso a esse tipo de local acaba incentivando o esporte de todos os moradores e colaborando para um sadio desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos”, afirma a parlamentar.

Catarina afirma que, com a chegada das chuvas, o tráfego nas vicinais ficará prejudicado com pontes inapropriadas, além de acúmulo de lixo e água no parque aquático, que colabora para proliferação de mosquitos e doenças. “Meu pedido é para que o Executivo dê atenção e celeridade nessas questões”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *