Catarina Guerra: “Não é apenas um mês. Devemos valorizar a vida o ano inteiro”

Foto: Diego Dantas / Ascom Catarina Guerra

O Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foi palco na manhã desta terça-feira, 17, de uma sessão especial para discussão entre parlamentares, profissionais de saúde, educação e segurança e sociedade civil sobre valorização da vida e prevenção do suicídio, em alusão à campanha Setembro Amarelo.

A sessão especial foi requerida pela deputada Ione Pedroso (SD) e contou com a parceria dos deputados Catarina Guerra (SD) e Evangelista Siqueira (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa da ALE-RR, respectivamente.

Em sua fala, a deputada Catarina Guerra enfatizou que a valorização da vida e a prevenção ao suicídio são temas que devem ser discutidos ao longo de todo o ano e não apenas durante a campanha Setembro Amarelo. “Não é apenas um mês, mas devemos valorizar a vida o ano inteiro. Mas a gente foca nesse mês de setembro para fortalecer ainda mais essas as ações que cada um de nós já faz ao longo de todo o ano”, afirmou.

Catarina abraçou a causa da prevenção ao suicídio desde o primeiro dia de seu mandato, devido à preocupação com os índices alarmantes apresentados pelo Estado e, em especial, o município de Caracaraí – primeiro lugar em ocorrências no Estado -, onde sua tia Socorro Guerra é prefeita.

“A parceria com o deputado Evangelista Siqueira, que já realizava um trabalho nesse sentido, e da deputada Ione Pedroso, com o apoio incondicional do presidente Jalser Renier, só fortalece cada vez mais essa luta”, disse.

A parlamentar disse que a ALE-RR tem um olhar diferenciado e está preocupada com essa problemática vivenciada hoje no Estado. Catarina lembrou que Roraima ocupa um ranking do qual não se orgulha, mas que o trabalho que está sendo realizado pela Casa já está dando resultados positivos.

“As ações realizadas em Boa Vista e no interior ao longo desse mês, nos mostraram que muitas vidas já foram salvas. Então, todo o esforço empenhado por toda a equipe, por todos os envolvidos nessa luta já valeram a pena. E a gente segue nesse propósito porque esse é o nosso maior objetivo”, afirmou.

Momentos antes do início da sessão especial, a deputada Catarina Guerra distribuiu entre os presentes um kit contendo a cartilha “Vamos Conversar?” de prevenção ao suicídio e um caderno para colorir.

“Como a vida é boa, ela tem que ser cheia de cores. Então, ao chegarem às suas casas, num outro momento, além de lerem a cartilha ‘Vamos Conversar?’, façam a sua meditação, aliviem a sua ansiedade pintando e relembrando da infância”, sugeriu.