A deputada Catarina Guerra pediu, ainda, extensão de distribuição de energia elétrica na vicinal 21, também no CantáSeis indicações de autoria da deputada estadual Catarina Guerra (SD) foram lidas na sessão remota da tarde desta terça-feira, 9, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A maioria das indicações solicita ao chefe do Executivo estadual providências para a melhoria na trafegabilidade de estradas vicinais, localizadas no município de Cantá. Outra indicação atende ao município de Mucajaí.

Para o município de Cantá, Catarina Guerra solicitou a recuperação da vicinal 21 (Indicação nº 447/2020), vicinal 19 (Indicação 448/2020), vicinal 17 (Indicação 449/2020), e vicinal 2 do Projeto Taboca (Indicação 450/2020), além da extensão de distribuição de energia elétrica em benefício dos moradores da vicinal 21 (Indicação 446/2020), que ainda não dispõem de eletricidade rural.

“Os moradores dessa região enfrentam diversas dificuldades em decorrência das péssimas condições das vicinais onde moram e trabalham. A forma como se encontram hoje interfere diretamente no deslocamento seguro de pessoas e veículos, além de impedir o escoamento da produção local, que é a base da economia familiar de muitos moradores daquele município”, justifica.

De acordo com a parlamentar, a situação dessas vicinais se agravou em decorrência da chegada do inverno que começou de forma rigorosa, comprometendo grande parte das estradas e acentuando as dificuldades que já eram enfrentadas pelos trabalhadores rurais. “Em algumas situações, além de buracos e atoleiros, as vicinais têm trechos com alagamentos que chegam a 1km”, afirma.

Catarina também chama a atenção para o momento delicado pelo qual passa o Estado. “Além de todos esses problemas comuns para esse período chuvoso, dificultando a locomoção dos moradores e o escoamento da produção agrícola, essa situação da pandemia de Coronavírus é ainda mais preocupante. Como teriam essas pessoas condições de chegar de forma rápida ao hospital, até a capital para comprar remédios, caso tenham complicações de saúde?”, questiona, ao reforçar a importância da recuperação dessas estradas vicinais.

Para o município de Mucajaí, Catarina Guerra solicitou ao Executivo a recuperação da ponte de madeira localizada na vicinal 15, na região do Apiaú (Indicação nº 457/2020). Conforme a deputada, a ponte desabou e está sendo utilizada de forma precária.

“Alguns moradores da vicinal colocaram madeira na ponte para que pudessem continuar fazendo a passagem de transportes, mesmo que com riscos iminentes, para não ficarem isolados sem condições de retirar a produção agrícola, base da economia familiar de muitos moradores da localidade”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *