Para a deputada Catarina Guerra, os servidores da saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19 merecem o benefício financeiro / Foto: Diego Dantas /A deputada Catarina Guerra também solicita a construção de uma passarela coberta que interligue a Casa de Apoio ao prédio da Maternidade

Durante a sessão remota da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizada na tarde desta terça-feira, 26, foram lidas cinco indicações de autoria da deputada estadual Catarina Guerra (SD), das quais, três contemplam as áreas da saúde do Estado e infraestrutura dos municípios de Amajari e Boa Vista.

Entre as indicações, se destaca a de nº 415/2020, que pede do chefe do Executivo a apresentação de projeto de lei que garante aos servidores estaduais da área da saúde, em atuação direta no combate ao novo Coronavírus (COVID-19), o direito a seguro de vida e indenização, no caso de ocorrência de contaminação que resulte em invalidez ou morte.

“No atual cenário mundial, o isolamento social tem sido a forma mais eficaz de contenção da contaminação pelo Coronavírus, no entanto, os profissionais da saúde não podem se privar do convívio social, para preservação da própria saúde e de seus familiares, pois são instrumentos necessários no atendimento diário de pacientes acometidos pela COVID-19”, justifica.

Catarina lembra que por todo o mundo tem crescido o número de profissionais infectados pelo vírus, fato que já acarretou a morte de vários médicos, enfermeiros, dentre outros profissionais da área.

“Precisamos garantir a esses profissionais uma maior segurança para que desempenhem suas atividades na linha de frente de combate à pandemia, por meio de um programa que proporcione seguro de vida coletivo, bem como indenizações justas, em caso de contaminação que resulte em invalidez ou morte”, defende, acrescentando que medida semelhante já foi adotada no Estado de São Paulo.

Outras indicações

Por meio da Indicação nº 413/2020, a deputada Catarina Guerra solicita ao Executivo que determine à Secretaria de Infraestrutura (Seinf) a construção de uma passarela coberta que interligue a Casa de Apoio às mães de recém-nascidos prematuros ao prédio do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), onde seus filhos se encontram internados.

“O caminho que as mães fazem até o prédio da Maternidade é ao ar livre, não possuindo uma passagem coberta. Nesse período chuvoso, as mães acabam fazendo esse caminho em meio a serenos e chuvas, ficando propícias a serem acometidas por gripe e resfriados. Isso é extremamente perigoso para a mãe, que muitas vezes se encontra em resguardo, e para os prematuros, que não terão contato com a mãe para serem amamentados”, aponta.

A Indicação nº 428/2020, solicita que o chefe do Executivo adote providências necessária para adquirir novas unidades de veículos utilizados para remoção de corpos pelo Instituto Médico Legal do Estado de Roraima (IML/RR).

Outras duas indicações pedem que o Executivo determine à Seinf providências para recuperação da estrada vicinal Bom Jesus, localizada no município de Amajari (Indicação nº 429/2020) e a recuperação da vicinal 5, localizada no PA Nova Amazônia, no município de Boa Vista (Indicação nº 430/2020).

Máscaras que salvam vidas

A deputada Catarina Guerra também usou o expediente de explicações pessoais para parabenizar a ação coordenada pelo secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, junto às reeducandas da Cadeia Pública Feminina, com o trabalho de confecção de máscaras para serem distribuídas para a população.

De acordo com a parlamentar, grande parte desse material já chegaram a algumas localidades do interior do Estado. “A situação de que algumas pessoas não podem comprar uma máscara para se proteger é real no nosso Estado, principalmente no interior. Por isso, quero parabenizar o secretário e todas as reeducandas envolvidas nesse trabalho por essa atitude benéfica à nossa população, uma vez que o uso de máscara é, sim, um dos mais importantes mecanismos para a prevenção da COVID-19”, afirmou.

A parlamentar disse ainda que ações como essa são louváveis e servem de exemplo. “Tenho certeza que essa ação tem salvado muitas vidas. Muitas máscaras ainda serão produzidas e espero que elas possam chegar aonde a população necessita. Se puder, fique em casa, se precisar sair, use máscara, porque quando cuidamos de nós, também estamos cuidando de quem amamos. A máscara não protege somente a mim, ela protege o outro também”, observou.

DA REDAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *