A deputada Catarina Guerra também apresentou indicações que atendem os municípios de Mucajaí, Cantá, Caracaraí e Boa Vista / Foto: Diego Dantas /Na sessão remota desta terça-feira, 14, da (ALE-RR) Assembleia Legislativa de Roraima, foram lidas seis indicações apresentadas pela deputada estadual Catarina Guerra (SD), que atendem solicitações de moradores dos municípios de Mucajaí, Cantá e Caracaraí, além de profissionais das áreas de saúde e educação do Estado.

Preocupada com as consequências desastrosas que a pandemia de coronavírus (Covid-19) pode provocar em Roraima, a parlamentar solicitou do Executivo que tome providências emergenciais para disponibilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos profissionais que atuam nos hospitais estaduais (Indicação nº 225/2020).

“Esses equipamentos são obrigatórios e fundamentais para a proteção dos profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, afirma, ao sugerir que o Governo do Estado realize um balanço em todas as unidades de saúde de sua competência quanto à quantidade necessária de EPIs.

De acordo com Catarina Guerra, esses equipamentos devem atender a todas as unidades de saúde do Estado, para que o enfrentamento desse colapso seja realizado de forma segura pelos profissionais que são linha de frente no combate à Covid-19.

Ela também pede ao Executivo que destine EPIs para os hospitais que têm sede em municípios que ainda não tiveram pacientes confirmados com o vírus, uma vez que toda a população se encontra diante dos riscos de contaminação.

“Recebi informações de que hospitais localizados em municípios que não possuem pacientes com a Covid-19 confirmados ainda não receberam os equipamentos básicos de proteção individual. Além de proteger as equipes, os EPIs também asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático os contagie”, ressalta.

Catarina Guerra também solicita que o Executivo verifique a necessidade de medicamentos, acessórios, equipamentos e demais produtos necessários para o atendimento dos pacientes não apenas relacionado à Covid-19, mas também por outras enfermidades que não podem ser negligenciadas nesse momento de pandemia.

Municípios contemplados com indicações

Para Mucajaí, a parlamentar solicitou ao Executivo o conserto da bomba d’água do poço artesiano (Indicação nº 144/2020) e a instalação de uma caixa d’água (Indicação nº 145/2020) para atender aos moradores do bairro Sagrada Família.

Já para o município de Cantá, Catarina Guerra solicitou a inclusão dos turnos matutino e noturno na rota do transporte escolar que atende aos alunos da vicinal 1 e comunidade Jenipapo (Indicação nº 153/2020).

A parlamentar justifica o pedido afirmando que foi procurada por uma moradora local, que informou haver 21 estudantes moradores dessas localidades, alunos da Escola Estadual José Aureliano da Costa, localizada na sede do município de Cantá, com sérias dificuldades de locomoção.

“Ocorre que o transporte escolar que faz rota nessas comunidades atende apenas ao turno vespertino, ficando os alunos que estudam pela manhã e noite desassistidos”, afirma.

Para o município de Caracaraí, a deputada solicitou ao chefe do Executivo estadual o fornecimento adequado de merenda escolar na Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra (Indicação nº 154/2020). De acordo com ela, a escola sofre constantemente com a insuficiência da merenda escolar, que não consegue atender de forma eficiente todos os alunos.

Catarina Guerra também solicitou ao Executivo a realização da poda das árvores dos arredores da Escola Estadual Euclides da Cunha, em Boa Vista (Indicação nº 226/2020) para que, no retorno das aulas presenciais, a instituição de ensino possa proporcionar a segurança dos estudantes, servidores e população local.

DA REDAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *